Conclave entra em nova rodada de votações após fumaça preta no segundo dia
Cardeais permanecem reunidos no Vaticano nesta quinta (8) em busca de consenso; escolha do novo papa exige ao menos dois terços dos votos

O segundo dia do conclave no Vaticano começou nesta quinta-feira (8) com mais uma rodada de votações sem definição. A fumaça preta que voltou a sair da chaminé da Capela Sistina indica que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o nome do novo papa.
Este pode ser o dia decisivo da eleição. Nos dois conclaves anteriores — em 2005 e 2013 — o pontífice foi eleito justamente na segunda jornada de votações. A expectativa é que os cardeais se reúnam novamente nesta tarde para pelo menos mais duas votações.
Chama a atenção o tempo maior para a liberação da fumaça preta nesta quinta-feira, comparado com os conclaves anteriores. O atraso sugere uma possível disputa acirrada entre os cardeais eleitores.
Para que o sucessor de Pedro seja escolhido, são necessários pelo menos 89 votos, equivalentes a dois terços do total dos 133 cardeais com direito a voto. Até que a fumaça branca anuncie a escolha, os religiosos permanecerão em isolamento completo — sem acesso ao mundo exterior, inclusive a celulares.
A Capela Sistina segue como o palco de uma das decisões mais aguardadas pela Igreja Católica e fiéis em todo o mundo. A qualquer momento, a tão esperada fumaça branca poderá anunciar ao mundo: habemus papam.