Maringá recebe chegada da Rota das Catedrais, maior prova de Mountain Bike do Paraná
Com apoio da Prefeitura, evento esportivo acontece neste sábado (24) e deve atrair mais de 1,3 mil ciclistas de dez Estados; programação contará com praça de alimentação, atrações musicais e área kids na Catedral

Maringá será, neste sábado (24), o destino final da tradicional “Rota das Catedrais”, considerada a maior competição de ciclismo mountain bike do Paraná. Com apoio da Prefeitura, o evento vai reunir mais de 1.300 atletas que sairão da Catedral de Londrina às 6h30 e pedalarão por 120 quilômetros até a Catedral de Maringá, onde haverá uma grande recepção ao público.
A estrutura montada no entorno da Catedral maringaense contará com uma praça de alimentação com 20 food trucks, espaço kids com atividades recreativas, apresentações musicais e uma arena exclusiva para os ciclistas, familiares e equipes, equipada com serviço de fisioterapia.
Segundo a secretária de Turismo e Aceleração Econômica, Isolene Niedermeyer, a Rota das Catedrais tem forte impacto no turismo da cidade. “Estamos recebendo participantes de 132 cidades e dez Estados. Muitos aproveitam o evento para explorar os atrativos turísticos e o comércio de Maringá”, afirma.
Já o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo, ressalta o potencial econômico do evento. “A prova divulga o que Maringá tem de melhor e incentiva os atletas a retornarem com suas famílias. Além disso, movimenta a economia com o público que participa e usufrui da estrutura montada.”
Sobre o percurso
O trajeto de 120 km contempla 90 km por estradas rurais e 30 km em trechos urbanos. A rota foi pensada para oferecer aos ciclistas uma experiência de contato com a natureza e visita a sete igrejas históricas construídas durante a colonização do norte do Paraná.
O tema da edição 2025 é “Seja um protagonista da sua história”, simbolizando a jornada de superação dos atletas. O percurso terá apoio técnico e ambulâncias para garantir a segurança dos participantes. Um dos destaques será a “bênção ao ciclista”, realizada na Capela Sagrada Família, em Mandaguari.
Interdições no trânsito
Para a montagem da estrutura, a Avenida Tiradentes será interditada entre a Avenida Duque de Caxias e a Avenida Herval (sentido Parque do Ingá), a partir das 19h da sexta-feira (23). A via será liberada no sábado (24), às 20h.
Durante a chegada em Maringá, os ciclistas também vão passar pela Avenida Colombo, Rua Rubens Sebastião Marin, Avenida Pioneiro Henrique Bula, Avenida Advogado Horácio Raccanello, Avenida Herval e Avenida Tiradentes.
Serviço – Rota das Catedrais 2025:
- Data: Sábado, 24 de maio
- Largada: Catedral de Londrina, às 6h30
- Chegada: Catedral de Maringá, até as 17h
- Concentração: A partir das 5h