Abril tem temperaturas máximas abaixo da média e chuvas irregulares no Paraná
Altônia, Laranjeiras do Sul e Loanda registram as menores temperaturas médias desde 2018

O mês de abril foi marcado por chuvas irregulares e temperaturas máximas abaixo da média histórica em diversas regiões do Paraná, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Como é comum durante o outono, as temperaturas mínimas, geralmente registradas ao amanhecer, permaneceram dentro dos padrões esperados para o período. No entanto, as máximas, registradas durante a tarde, apresentaram queda acentuada, o que impactou diretamente as médias mensais em grande parte do estado.
Três municípios bateram recordes de temperatura média mais baixa para o mês de abril desde o início da série histórica em 2018:
- Altônia: 22,2°C
- Laranjeiras do Sul: 18,6°C
- Loanda: 23°C
Na região dos Campos Gerais, próximo a Telêmaco Borba, a temperatura mínima ficou cerca de 1,6°C acima da média histórica. Por outro lado, cidades como Foz do Iguaçu e Cascavel registraram mínimas 1,5°C e 1,2°C abaixo do padrão, respectivamente.
A região Noroeste, incluindo cidades como Maringá, apresentou redução significativa das temperaturas máximas. Em Maringá, por exemplo, houve queda de 3,3°C em relação à média histórica para abril. Em todo o Noroeste e também em áreas como Guaraqueçaba e Guarapuava, as máximas ficaram entre 2°C e 3°C abaixo do esperado.
Em relação às temperaturas médias, a maioria das regiões se manteve dentro do esperado para o mês. Entretanto, áreas próximas a Cascavel e Maringá apresentaram médias 1°C acima da série histórica.
Chuvas irregulares entre o Norte e Sul do estado
As chuvas seguiram o comportamento típico da estação, sendo mais regulares no Norte do Paraná e mais dispersas no Sul. Em Umuarama, choveu 68 mm a mais do que o previsto para abril. Em Cianorte, o volume acumulado foi de 124 mm, enquanto a média histórica é de 74,9 mm.
Na metade Sul, por outro lado, o volume de chuva foi bem abaixo do esperado em algumas cidades. Cascavel registrou apenas 49,2 mm, quando o normal seria 139 mm. Foz do Iguaçu teve 48,6 mm, frente a uma média de 151 mm. Guaratuba, no Litoral, também ficou abaixo, com 126 mm de chuva frente aos 205 mm esperados.
Há exceções na região Sul: Palmas, por exemplo, teve leve excesso de precipitação, com 173,8 mm contra a média de 152 mm. Em Curitiba, o volume também foi inferior ao esperado: 68,8 mm registrados frente a uma média de 84 mm para abril.
Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, os dados confirmam o padrão esperado para a estação. “Foram chuvas irregulares típicas do outono, mas que, em boa parte do estado, mantiveram-se próximas da média”, explicou.