Ponte de Guaratuba atinge 50% de conclusão e transforma cenário no Litoral
Governador Ratinho Junior visitou o canteiro de obras no Dia do Trabalho e homenageou os cerca de 700 operários envolvidos na construção

A construção da tão aguardada Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiu 50% de conclusão. A marca simbólica foi celebrada nesta quinta-feira (1º), durante visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao canteiro de obras, que mobiliza cerca de 700 trabalhadores. A previsão é de que a ponte esteja pronta até abril de 2026.
A estrutura, que vai ligar os municípios de Guaratuba e Matinhos, é considerada uma das maiores obras de mobilidade em andamento no estado, com investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). Durante a visita, o governador foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Guaratuba, concedido pela Câmara Municipal. O padre Reginaldo Manzotti também esteve presente e realizou uma bênção aos operários.
A obra já soma mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto utilizados. Das 64 estacas previstas, 47 já foram executadas. Na mesoestrutura, 10 das 22 travessas estão prontas, enquanto na superestrutura, 81 vigas já foram produzidas e 62 instaladas. No trecho estaiado, o mais complexo da construção, as torres principais já estão com fundações e pilares finalizados.
A ponte terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, ciclovia, barreiras rígidas, calçadas com guarda-corpo e sistemas modernos de contenção nos acessos.
Além de reduzir de até duas horas para apenas alguns minutos o tempo de travessia entre Guaratuba e Matinhos, a obra já impacta positivamente o desenvolvimento da região, com geração de empregos, valorização imobiliária e fortalecimento do turismo. “Estamos em 50% da ponte e já vemos o quanto isso tem mudado a cidade”, destacou o prefeito de Guaratuba, Maurício Lense.
A construção pode ser acompanhada em tempo real no site: www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.