Seja bem-vindo
Maringá,04/05/2025

    • A +
    • A -

    Papa Francisco segue em recuperação e precisará reaprender a falar, diz cardeal argentino

    Portal UOL
    Papa Francisco segue em recuperação e precisará reaprender a falar, diz cardeal argentino O Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 13 de novembro de 2024 / Foto: ALBERTO PIZZOLI/AFP

    O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado há cinco semanas em tratamento contra uma pneumonia dupla e apresenta melhora gradual, segundo informou nesta sexta-feira (22) o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, chefe do Dicastério para a Doutrina da Fé, órgão doutrinário do Vaticano.


    Em evento de lançamento de um novo livro do pontífice sobre poesia, Fernández afirmou que o Papa está se recuperando bem, mas que os efeitos da oxigenoterapia de alto fluxo o deixaram com a voz enfraquecida, exigindo que ele “reaprenda a falar”.



    “O Papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes”, disse o cardeal.



    Estado de saúde é estável, diz Vaticano


    Em seu último boletim médico, o Vaticano informou que o estado de saúde do Papa permanece estável, com pequenas melhorias na respiração e na mobilidade. Francisco não está mais utilizando ventilação mecânica desde segunda-feira (18), mas segue recebendo oxigênio por uma cânula nasal durante boa parte do tempo.


    A Santa Sé ainda não divulgou previsão de alta hospitalar, e o cardeal Fernández disse desconhecer se o pontífice poderá deixar o hospital a tempo da celebração da Páscoa, no dia 20 de abril.



    “Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter 100% de certeza. O Papa acredita que, com o tempo que lhe resta, quer se dedicar inteiramente aos outros, não a si mesmo”, completou Fernández.



    Boatos sobre renúncia são descartados


    Diante das especulações sobre uma possível renúncia de Francisco, o cardeal foi direto ao negar qualquer indício:



    “Eu realmente acho que não, não”, respondeu, reforçando que o Papa não considera essa possibilidade no momento.


    Mesmo hospitalizado, o Papa segue acompanhado por médicos e membros da Cúria e tem mantido atividades leves, respeitando o tratamento e orientações clínicas.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.