Polícia Civil devolve mais de 100 celulares furtados em evento inédito em Cascavel
Ação faz parte do projeto Recuperacel e contou com a participação de vítimas que registraram boletim com número do IMEI

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu, na noite desta segunda-feira (5), um evento inédito no Estado para devolver celulares que haviam sido furtados ou roubados em Cascavel, no Oeste do Paraná. A iniciativa integra o Projeto Recuperacel, desenvolvido para rastrear e recuperar aparelhos móveis a partir de registros feitos pelas vítimas.
Ao todo, mais de 100 celulares foram restituídos durante o encontro. Os dispositivos fazem parte de um total de 160 aparelhos recuperados pela equipe da PCPR em pouco mais de dois meses de investigações baseadas em inteligência policial. Os crimes ocorreram entre 2023 e 2024.
Segundo o delegado Diego Ribeiro Martins dos Santos, a devolução foi possível graças às informações fornecidas pelas vítimas nos boletins de ocorrência, especialmente o número do IMEI — código de identificação exclusivo dos aparelhos. “Com esses dados, conseguimos identificar e localizar os celulares, além de acionar as pessoas que estavam em posse deles para que realizassem a devolução de forma legal”, explicou.
O evento representou a primeira grande entrega coletiva dentro do projeto e reuniu dezenas de vítimas. Uma delas foi Daniel Hamud, que teve o celular furtado de dentro de sua loja no final de janeiro deste ano. “A atuação da Polícia Civil foi impecável. Desde o registro do BO até o momento da recuperação, fui muito bem orientado”, comentou.
A fisioterapeuta Juliana Martini também celebrou a recuperação de seus aparelhos. “Tive duas bolsas furtadas de um veículo em julho do ano passado e não imaginava que recuperaria os celulares. Fiquei surpresa e feliz com o contato da polícia”, relatou.
IMPORTÂNCIA DO IMEI
A Polícia Civil reforça que o sucesso da recuperação está diretamente ligado ao fornecimento do número do IMEI no momento do registro da ocorrência. O código pode ser encontrado na embalagem original do aparelho, na nota fiscal ou nas configurações da conta Google ou Apple associada ao dispositivo.
Para quem ainda não informou o IMEI, é possível complementar o boletim diretamente na delegacia. Já os cidadãos que ainda não formalizaram o registro do furto ou roubo devem procurar uma unidade da PCPR ou registrar a ocorrência por meio do site oficial da corporação.